Warning: strtotime(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/cetad/home/libraries/joomla/utilities/date.php on line 56

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/cetad/home/libraries/joomla/utilities/date.php on line 198

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/cetad/home/libraries/joomla/utilities/date.php on line 198

A importância da formação Teológica

por Márcio Klauber Maia

INTRODUÇÃO

Vivemos dias nos quais a necessidade de conhecimento é cada vez maior, em todas as áreas da vida. Os que lidam com atividades na igreja também têm a necessidade de obter conhecimento, principalmente, no tocante a questões bíblicas, doutrinárias e teológicas. O conhecimento teológico é cada vez mais importante na vida da igreja e de seus líderes.

 

O QUE É A TEOLOGIA?

A palavra Teologia é formada pela junção de duas palavras gregas: theos (Deus, Senhor) e logos (palavra, estudo). Teologia é, portanto, o estudo da pessoa de Deus, sua natureza e seu relacionamento com as coisas que ele criou. Teologia é o assunto, o tema e o objetivo da Bíblia. Trata de teologia, entre outros, o pastor, no culto de doutrina, o professor, na classe de EBD, a dirigente de círculo de oração, nas palavras de intercessão e orientação.

O estudo no seminário de teologia apenas organiza o saber teológico para torná-lo mais útil, científico e sistemático, dividindo e ordenando as áreas de estudo e pesquisa. São várias as divisões da teologia:

Teologia Sistemática: é o estudo dos grandes temas doutrinários da Bíblia. Nela coletam-se todas as informações sobre cada doutrina em todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema.

Teologia é o estudo de Deus, o Pai. Cristologia é o estudo de Deus, o Filho. Pneumatologia é o estudo de Deus, o Espírito Santo. Angelologia é o estudo dos anjos. Bibliologia é o estudo da Bíblia. Hamartiologia é o estudo do pecado. Soteriologia é o estudo da salvação. Eclesiologia é o estudo da igreja. Antropologia Cristã é o estudo da humanidade. Escatologia é o estudo do fim dos tempos.

Teologia Bíblica: é o estudo da Bíblia, levando em conta suas divisões e conteúdo. O objetivo é conhecer a estrutura, formação e mensagem de cada livro da Bíblia. Teologia do Antigo e do Novo Testamento estuda a mensagem de cada testamento; Pentateuco estuda a estrutura e mensagem dos cinco primeiros livros; e assim por diante.

Teologia Prática: é o uso prático da própria teologia orientando a vida do homem, tanto na sua pessoal, quanto nas atividades na igreja. Disciplinas como homilética, hermenêutica e liturgia, orientam no exercício do ministério, entre outras.

 

PARA QUE SERVE TEOLOGIA?

A formação teológica oferece aos que lideram na igreja a oportunidade de entender, de modo científico e sistemático a fé cristã, tendo a condição de explicar as razões do que crê (1Pe 3.15) e permitindo estar capacitado para uma melhor atuação no serviço da igreja. Além disto, o estudo organizado da Bíblia fará com que conheça com maior profundidade a Palavra de Deus, crescendo em sua devoção e espiritualidade (Os 4.6; 6.3).

Quanto mais conhecemos a Deus, através da sua Palavra, mais o amamos (Jo 14.21-14). Sua doutrina determinará como você vive. O que fazemos ou deixamos de fazer, em casa, na escola ou na igreja, é determinado pelo que cremos. Para ter uma vida espiritual sadia e equilibrada precisamos conhecer melhor a Deus e sua Palavra.

 

QUEM PRECISA ESTUDAR TEOLOGIA?

A formação teológica é necessária para os que querem pregar, ensinar e influenciar outras pessoas com o seu conhecimento de Deus. É necessária, também, para os que querem ter resposta para as grandes questões da vida, entendendo quem são, de onde vieram e para onde vão. Além disto, precisam de teologia os que querem ter uma vida cristã sólida, não caindo no engano das seitas e dos modismos religiosos, podendo afirmar o que a Bíblia recomenda para todas as áreas da vida humana.

 

CONCLUSÃO

Em suma, se você participa de qualquer segmento da igreja, em posição de liderança, e lida com questões bíblicas e doutrinárias, influenciando, aconselhando e orientando pessoas, você precisa de formação teológica para ser uma líder com qualidade de vida espiritual e que realiza suas tarefas de forma eficaz e segura.

 

Márcio Klauber Maia é ministro do evangelho, membro da direção da ESTEADEB-RN, professor de teologia, professor da EBD no Templo Central em Natal-RN e autor do livro O Caminho do Adorador (CPAD, 2007). É casado e pai de quatro filhas.

 

Joomlart