A importância da formação Teológica

por Márcio Klauber Maia

INTRODUÇÃO

Vivemos dias nos quais a necessidade de conhecimento é cada vez maior, em todas as áreas da vida. Os que lidam com atividades na igreja também têm a necessidade de obter conhecimento, principalmente, no tocante a questões bíblicas, doutrinárias e teológicas. O conhecimento teológico é cada vez mais importante na vida da igreja e de seus líderes.

 

O QUE É A TEOLOGIA?

A palavra Teologia é formada pela junção de duas palavras gregas: theos (Deus, Senhor) e logos (palavra, estudo). Teologia é, portanto, o estudo da pessoa de Deus, sua natureza e seu relacionamento com as coisas que ele criou. Teologia é o assunto, o tema e o objetivo da Bíblia. Trata de teologia, entre outros, o pastor, no culto de doutrina, o professor, na classe de EBD, a dirigente de círculo de oração, nas palavras de intercessão e orientação.

O estudo no seminário de teologia apenas organiza o saber teológico para torná-lo mais útil, científico e sistemático, dividindo e ordenando as áreas de estudo e pesquisa. São várias as divisões da teologia:

Teologia Sistemática: é o estudo dos grandes temas doutrinários da Bíblia. Nela coletam-se todas as informações sobre cada doutrina em todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema.

Teologia é o estudo de Deus, o Pai. Cristologia é o estudo de Deus, o Filho. Pneumatologia é o estudo de Deus, o Espírito Santo. Angelologia é o estudo dos anjos. Bibliologia é o estudo da Bíblia. Hamartiologia é o estudo do pecado. Soteriologia é o estudo da salvação. Eclesiologia é o estudo da igreja. Antropologia Cristã é o estudo da humanidade. Escatologia é o estudo do fim dos tempos.

Teologia Bíblica: é o estudo da Bíblia, levando em conta suas divisões e conteúdo. O objetivo é conhecer a estrutura, formação e mensagem de cada livro da Bíblia. Teologia do Antigo e do Novo Testamento estuda a mensagem de cada testamento; Pentateuco estuda a estrutura e mensagem dos cinco primeiros livros; e assim por diante.

Teologia Prática: é o uso prático da própria teologia orientando a vida do homem, tanto na sua pessoal, quanto nas atividades na igreja. Disciplinas como homilética, hermenêutica e liturgia, orientam no exercício do ministério, entre outras.

 

PARA QUE SERVE TEOLOGIA?

A formação teológica oferece aos que lideram na igreja a oportunidade de entender, de modo científico e sistemático a fé cristã, tendo a condição de explicar as razões do que crê (1Pe 3.15) e permitindo estar capacitado para uma melhor atuação no serviço da igreja. Além disto, o estudo organizado da Bíblia fará com que conheça com maior profundidade a Palavra de Deus, crescendo em sua devoção e espiritualidade (Os 4.6; 6.3).

Quanto mais conhecemos a Deus, através da sua Palavra, mais o amamos (Jo 14.21-14). Sua doutrina determinará como você vive. O que fazemos ou deixamos de fazer, em casa, na escola ou na igreja, é determinado pelo que cremos. Para ter uma vida espiritual sadia e equilibrada precisamos conhecer melhor a Deus e sua Palavra.

 

QUEM PRECISA ESTUDAR TEOLOGIA?

A formação teológica é necessária para os que querem pregar, ensinar e influenciar outras pessoas com o seu conhecimento de Deus. É necessária, também, para os que querem ter resposta para as grandes questões da vida, entendendo quem são, de onde vieram e para onde vão. Além disto, precisam de teologia os que querem ter uma vida cristã sólida, não caindo no engano das seitas e dos modismos religiosos, podendo afirmar o que a Bíblia recomenda para todas as áreas da vida humana.

 

CONCLUSÃO

Em suma, se você participa de qualquer segmento da igreja, em posição de liderança, e lida com questões bíblicas e doutrinárias, influenciando, aconselhando e orientando pessoas, você precisa de formação teológica para ser uma líder com qualidade de vida espiritual e que realiza suas tarefas de forma eficaz e segura.

 

Márcio Klauber Maia é ministro do evangelho, membro da direção da ESTEADEB-RN, professor de teologia, professor da EBD no Templo Central em Natal-RN e autor do livro O Caminho do Adorador (CPAD, 2007). É casado e pai de quatro filhas.

 

Joomlart